Você está aqui: INPE / Combustão e Propulsão / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Equipe do INPE ganha Prêmio Inventor da Petrobras

por INPE
Publicado: Jan 07, 2008
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 07 de janeiro de 2008

O Grupo de Catálise do Laboratório Associado de Combustão e Propulsão (LCP) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) foi  agraciado com o Prêmio Inventor 2007, concedido pela Petrobras. Os pesquisadores José Augusto Jorge Rodrigues e Marisa Aparecida Zacharias, ambos pertencentes ao LCP, laboratório localizado em Cachoeira Paulista, foram premiados pelas patentes “Processo de preparação de carbeto misto moldado e sua aplicação como catalisador em processos de hidrotratamento” e “Processo de preparação de precursor misto moldado para obtenção de carbeto, nitreto e sulfeto", ambas com potencial aplicação na indústria de refino de petróleo.

As pesquisas realizadas sob a orientação do Centro de Pesquisas da Petrobras (Dr. José Luiz Zotin), envolveram, além do INPE, várias instituições de pesquisas, entre elas o  Instituto Militar de Engenharia - IME (Dr. Victor Luis dos Santos Teixeira).

Nesta edição, foram entregues prêmios por 77 novas patentes, a 190 pesquisadores. O evento também comemorou o milésimo pedido de patente encaminhado ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) pela Petrobras.

O Prêmio Inventor foi concebido para reconhecer a criatividade e a capacidade de inovação e, ao mesmo tempo, atender à lei 9.279 e ao decreto 2.552/98, que regulamentam a Propriedade Industrial no Brasil.


Troféu concedido aos ganhadores do Prêmio Inventor 2007 da Petrobras. Pesquisadores do INPE foram agraciados com 2 troféus por patentes na área do refino de petróleo


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.